terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alimentos que são como açúcar!


Você sabe o que é índice glicêmico?

           O Índice Glicêmico (IG) é o impacto que os alimentos contendo carboidrato causam nas concentrações de glicose sanguínea.
          Quanto mais alto o IG,  mais rápido o alimento é digerido e absorvido, aumentando a glicemia e a resposta insulínica rapidamente.
      Já os alimentos com baixo IG têm respostas contrárias. Quanto menor o IG dos alimentos, mais devagar é a digestão e absorção dos alimentos e consequentemente, menor a resposta da glicemia e da insulina.

E o que isso significa?

         Muita gente acha que basta só retirar o açúcar da alimentação para perder peso e ter uma boa saúde. Mas alimentos com alto IG como pão branco, macarrão, arroz branco e biscoito acabam elevando a glicemia rapidamente e são digeridos rapidamente, igualzinho ao açúcar.  E por serem digeridos tão rapidamente, você acaba ficando com fome novamente em pouco tempo (comparado ao ingerir um alimento de baixo IG).


           Alimentos com baixo IG, como pão, macarrão, arroz e biscoito INTEGRAIS, são ricos em fibra, o que diminui o IG dos alimentos, dá uma maior sensação de saciedade, e faz com que o a glicemia aumente vagarosamente. As frutas e verduras também são ricas em fibras, tendo então o mesmo efeito na glicemia.



E como eu faço para diminuir o IG dos alimentos?

       Adicionar farelos ricos em fibras, como aveia, linhaça, gergelim, granola nos alimentos, diminuem o IG das refeições e aumentam a saciedade e controlam a elevação do açúcar no sangue.

Aqui temos uma tabela com o índice glicêmico de alguns alimentos:

BAIXO IG
MÉDIO IG
ALTO IG
Inhame
Pão integral
Farinha
Cenoura
Arroz integral
Bolos
Feijão
Abacaxi
Pão francês
Leite
Mamão
Tapioca
Maçã
Manga
Cuscuz
Iogurte
Banana
Batata
Ameixa
Pipoca
Purê de batata



          Portanto, não basta somente retirar o açúcar, temos que prestar a atenção em todos esses outros alimentos que agem da mesma forma. Uma alimentação de baixo índice glicêmico está associada a concentração elevada de HDL ("colesterol bom") e baixos níveis de triglicerídeos.




Dúvidas e sugestões: uniaonutricao@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário